

Temos disponíveis no mercado uma infinidade de tipos de alimentos, que possuem funções diferentes. Eles são classificados por categorias para que sua identificação fique mais fácil, como:
- Naturais
- Orgânicos
- Construtores
- Reguladores
- Enérgicos
- Funcionais
- Processados
- Ultra processados
- Entre outros.
Hoje vamos falar um pouco sobre os alimentos funcionais, que além de suas funções nutricionais básicas eles têm efeitos benéficos à nossa saúde. Eles são ricos em nutrientes e podem desempenhar funções à nossa saúde como a diminuição do risco de doenças crônicas degenerativas, como o câncer, por exemplo.
Para que eles possam desempenhar suas funções, é preciso existir uma regularidade no seu consumo. Veja quais são os alimentos funcionais e como deve ser feito o seu consumo:
- O mais indicado é consumir regularmente alimentos como frutas, vegetais e cereais integrais, pois grande parte dos principais componentes se encontram neles. Outra dica é substituir a carne vermelha e embutidos por soja/derivados e peixes, que são ricos em Ômega 3.
- Outro fator importante, é sempre seguir a orientações corretas de preparo para que as propriedades não sejam perdidas.
- Lembre-se: Esses alimentos sozinhos, não fazem milagres. É preciso consumi-los junto com uma dieta equilibrada e regular, por isso, sempre consulte um médico ou nutricionista para que ele possa prescrever os alimentos ideais para para você.
Confira quais são os alimentos funcionais e suas principais funções: (https://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/420-alimento-funcionais)
- Soja e derivados: Ação estrogênica (reduz sintomas da menopausa) e anti-câncer, redução dos níveis de colesterol.
- Peixes marinhos (sardinha, salmão, atum, entre outros): Redução do LDL – colesterol; ação anti-inflamatória; é indispensável para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém nascidos.
- Óleos (Linhaça, soja, nozes, entre outros): Estimula o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória.
- Chá verde, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto: Reduzem a incidência de certos tipos de câncer, reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico.
- Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia: Antioxidantes, reduzem níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer, como de próstata.
- Folhas verdes, pequi e milho: Antioxidantes; protegem contra degeneração macular.
- Couve flor, repolho, brócolis, couve de bruxelas, rabanete, mostarda: Indutores de enzimas protetoras contra o câncer, principalmente de mama.
- Frutas cítricas: Atividade anti-câncer, vasodilatadora, anti-inflamatória e antioxidante.
- Cereais integrais: Reduzem risco de câncer de cólon, melhoram o funcionamento intestinal. As fibras solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade.
- Alho e cebola: Reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem risco de câncer gástrico.
- Produtos lácteos fermentados: Leites fermentados, Iogurtes e outros produtos lácteos fermentados, contribuem para a saúde gastrointestinal.
Procure um médico ou nutricionista para que ele possa te dar as orientações corretas e prescrever os medicamentos ou suplementos necessários para você.
A Vert Essence possui um laboratório completo e especializado na manipulação de fórmulas, sendo uma ótima opção para o tratamento temporário ou contínuo a base de medicação ou suplementação personalizada.
Este conteúdo tem caráter informativo.
Gostou das dicas? Compartilhe e continue acompanhando o blog da Vert Essence.